segunda-feira, 21 de março de 2016

Sucessão 2016: A importância da oposição na política em Itapetinga



Onde se vivência a prática democrática o papel da oposição é reconhecido pela sua importância. em Itapetinga quase sempre, o papel que caberia a oposição é feito, em grande, pela imprensa, pois é a partir dela que a população toma conhecimento dos desvios de conduta dos políticos e alerta para os prejuízos econômicos, sociais e culturais de ações desenvolvidas de forma equivocada por órgãos e agentes públicos, principalmente os que têm origem no poder executivo e legislativo. 

  Infelizmente a oposição vive uma crise de identidade, padece de discurso e da falta de poder de mobilização junto à sociedade. Em sua maioria, abandonaram bandeiras históricas  da sociedade  em nome da governabilidade. 
No cenário municipal esta  situação vai ficando cada dia  pior, já que o "governo" deita e rola, sem enfrentar oposição. E o pior é que boa parte da imprensa está comprometida e não se esforça em fiscaliza e denunciar as diversas arbitrariedades cometidas pelo Sr. José Carlos Moura. É impressionante como ao longo de três anos, a oposição não se manifestou sobre quase nada! 
  A Saúde é uma negação, os PSFs  com falta de médicos e de equipamentos de qualidade e, medicamentos. infraestrutura  é uma grande falácia, basta olhar os bairros periféricos da cidade.   Talvez se tivéssemos uma oposição qualificada e determinada poderíamos viver é outro cenário.

Ao longo da história verificamos que sem a presença da  oposição, a população pagou um alto preço, pois se tornaram reféns de políticos demagogos e em muitos casos acabaram sendo governados por ditadores. Uma cidade sem oposição, é um espaço propício para o surgimento da pior espécie de político. O político autoritário, prepotente e egocêntrico, aquele que não consegui ver além do seu umbigo.
A importância da oposição não pode ser medida apenas no período eleitoral, a sua importância vai mais além, ela se da em todos os momentos da prática política. É ilusão acreditar que a política pode ser vista apenas por um anglo, a política é muito mais ampla e dinâmica, e nesse contexto o olhar da oposição poder no fornecer outros anglos de visão. Em nome da construção de uma sociedade democrática precisamos valorizar e respeitar a prática política feita pela oposição,mas, também precisamos que ela compareça. Essa oposição tem que ser política, e não aquela feita por oportunistas, carreiristas e demagogos.   RB

Nenhum comentário:

Postar um comentário