terça-feira, 21 de julho de 2015

CIRCULAÇÃO FEITOCAL PASSA POR ITAPETINGA E DEIXA FRUTOS DO CAL


ITAPETINGA recebeu nos dias 18 e 19 de julho a Circulação Feitocal, no conjunto de ações, estão apresentações do espetáculo em espaços públicos, oficina, bate-papo e vivência criativa, desenvolvendo processos artístico-pedagógicos. Com o apoio da Prefeitura de Itapetinga, através da SMEC, as oficinas foram realizadas na Biblioteca no sábado e domingo das 10 às 13h. As apresentações estavam marcadas para a lagoa, porém no sábado mesmo com muita chuva, foi realizada a primeira apresentação no Parque Poliesportivo da Lagoa, mas para evitar possíveis acidentes, ficou combinado com a turma, que participou das oficinas, produção local e Secretaria de Educação, mudança de local e horário da apresentação no domingo. A referida mudança foi divulgada em carro de som.

A segunda e última apresentação aconteceu no Ginásio de Esportes, com o apoio da SME, foi linda e contou com a participação de Anderson Alves, o escolhido da oficina local, para participação da última apresentação na cidade e que deverá se juntar ao grupo para a finalização da circulação com apresentação prevista para dezembro em Salvador.
feitocal 1Uma singularidade de FEITOCAL é que a experiência em cada município contribui diretamente também para a realização do espetáculo, através da inserção de um participante da oficina na encenação. Na etapa final da itinerância, na capital baiana, o projeto reunirá integrantes de todas as cidades pelas quais passou Monte Santo, Euclides da Cunha, Itapetinga, Vitória da Conquista e as cidades de Ituaçu e Tanhaçu que deverão receber a circulação em Novembro. Todos estarão no espetáculo, somando-se ao “elenco fixo”, formado pelas intérpretes Rita Aquino e Daniela Guimarães e pelo diretor Felipe de Assis, que também está em cena. “Mais do que sua proposta de descentralização, o interessante é que passamos por cidades de portes e contextos geográfico-culturais diversos. Isso torna o processo ainda mais enriquecedor”, entusiasma-se Felipe de Assis.
Com um grupo lindo e heterogêneo as oficinas em Itapetinga foram um sucesso e contou com a participação de crianças, jovens, adultos, bailarinas, dançarinas, atores, disseminadores do hip-hop, entre outros, que amaram a proposta do Feitocal e se uniram para criarem o grupo que visa fortalecer a cultura e criar movimentos culturais, segundo alguns participantes o grupo deverá se chamar “Frutos do Cal’.

Daniela Guimarães é pesquisadora, artista e coreógrafa. Professora Assistente da Escola de Dança da UFBA. Doutoranda em Artes Cênicas (UFBA); Mestre em Artes Cênicas (UFBA); Graduada em Dança (UFBA). Formada em Teatro e Dança pela Fundação Clóvis Salgado Palácio das Artes (Belo Horizonte – MG).

Felipe de Assis é diretor teatral, produtor cultural e curador em artes cênicas. Mestrando em Artes Cênicas (UFBA); formado em Bacharelado em Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA em 2006.

Rita Aquino é artista independente, educadora e pesquisadora em dança. Professora Assistente da Escola de Dança da UFBA. Doutora em Artes Cênicas (UFBA); Mestre em Dança (UFBA, 2008); Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (UFBA, 2006); e Licenciada em Dança (Faculdade Angel Vianna, RJ, 2005).

Por Márcia Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário