terça-feira, 30 de setembro de 2014

Souto e Rui empatam tecnicamente em pesquisa Babesp e petista fica à frente com apoios

Souto e Rui empatam tecnicamente em pesquisa Babesp e petista fica à frente com apoios
Fotos: Ag. Haack/Bahia Notícias
Os novos números da pesquisa Babesp – Bahia, Pesquisa e Estatística, encomendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), mostram que o candidato Rui Costa (PT) reduziu à menos de 1% a distância entre ele e o candidato Paulo Souto (DEM), até então muito à frente dos adversários na corrida pelo governo da Bahia. Segundo os dados do levantamento, Souto segue na liderança, com 35,05%, enquanto Costa aparece com 34,15% das intenções de voto. A pesquisa estimulada traz ainda a candidata do PSB, Lídice da Mata, com 6,16%, seguida, de longe, por Renata Mallet (PSTU), com 0,55%, Da Luz (PRTB), 0,5%, e Marcos Mendes (PSOL), 0,35%. Brancos e nulos somaram 8,71% e 14,52% não souberam responder à pesquisa. O cenário com apoios, no entanto, muda a configuração do pleito na Bahia. Aliado às figuras petistas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner, Rui Costa salta para 37,76% das intenções de voto, ultrapassando Souto, que citado com ACM Neto (DEM) e Aécio Neves (PSDB), fica com 32,65%. Lídice mantém percentual semelhante ao ser aliado com Marina Silva (PSB), 6,76%, Renata Mallet com 0,4% (associada à Zé Maria), Da Luz 0,35% (associado à Levy Fidelix) e Marcos Mendes 0,25% (associado à Luciana Genro). No cenário com apoios 9,01% votariam nulo ou branco e 12,77% dos entrevistados não souberam. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima é de 2,2% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 24 e 29 de setembro em 85 municípios do estado. O protocolo de registro é de nº BA-00028/2014.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Salvador recebe curso para iniciantes sobre investimento em ações e renda fixa em outubro

Salvador recebe curso para iniciantes sobre investimento em ações e renda fixa em outubro
Salvador recebe nos próximos dias 03 e 04 de outubro o curso "Aprenda a investir no mercado de capitais", voltado para iniciantes na área de investimentos em ações e renda fixa. O curso, organizado pela Bahia Partners, apresenta, de forma sequencial, dinâmica e interativa conceitos, metodologias e estratégias para operar nos mercados de capitais de forma disciplinada e orientada, a fim de permitir ao participante identificar oportunidades e estabelecer um plano para desenvolver-se em educação financeira, aproveitando-se das oportunidades que o investimento em ações e renda fixa pode trazer. 
 
Curso: Aprenda a investir no mercado de capitais
Data: 03 e 04 de Outubro de 2014
Local: Bahia Partners – Iguatemi Business Flat
Duração: 10h aula teórica (sex: 19h00 às 22h / Sab: 09h00 às 16h00)
Incluso: kit XP Investimentos (módulo impresso) + certificado
02h aula prática individual
Habilitação gratuita do home broker.
Inscrições: (71) 3351-3326 / 71 3025 3556/ guidoallegro@bahiapartners.com.br

UPA 24h e prédio anexo do Hospital Roberto Santos são inaugurados

UPA 24h e prédio anexo do Hospital Roberto Santos são inaugurados
Foto: Manu Dias / GOV BA
Além do prédio anexo, o governo estadual inaugurou, nesta segunda-feira (29), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Com capacidade para atender 11 mil pacientes por mês, a UPA vai concentrar os atendimentos de urgência e emergência, enquanto no novo Ambulatório de Especialidades, que vai funcionar no prédio anexo, serão realizados 30 mil consultas e quatro mil exames e pequenos procedimentos. As duas construções receberam um investimento de R$ 22,2 milhões. A cerimônia de inauguração contou com a participação do governador Jaques Wagner, do secretário estadual da Saúde, Washington Couto, e de representantes do setor, além de médicos e funcionários do hospital. "Com a transferência desses serviços para o prédio anexo, foi disponibilizada uma área de 2.400m² para a expansão dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, informou Wagner.

TJ-BA divulga gabarito de concurso para estagiários nesta segunda-feira

TJ-BA divulga gabarito de concurso para estagiários nesta segunda-feira
Foto: Nei Pinto/TJ-BA
A prova do concurso público do Tribunal de Justiça da Bahia para seleção de estagiários (TJ-BA) foi aplicada na manhã deste domingo (28) em diversos locais do estado. O concurso é para provimento de 1.300 vagas de estágio de nível médio e superior. Do total, 1.1 mil vagas são para os cursos de direito, engenharia civil e elétrica, comunicação, administração, arquitetura, tecnologia da informação, psicologia, enfermagem e serviço social. As demais são para estudantes de nível médio. O gabarito será divulgado nesta segunda-feira (29), a partir das 10 horas, no endereço eletrônico www.consultec.com.br/tjbahia. O resultado final será divulgado até 13 de outubro. Os estudantes de nível superior vão atuar nas comarcas da Capital e interior. As vagas de nível médio são apenas para Salvador. A prova foi aplicada pela Consultec, que foi a segunda colocada no processo de licitação aberto pelo tribunal para realizar o concurso. No total, foram 9.292 estudantes inscritos em todo o estado. Em Salvador, as provas foram realizadas nos seguintes colégios: Iceia, no bairro do Barbalho; Severino Vieira, em Nazaré; Odorico Tavares, no Corredor da Vitória; Central, em Nazaré; Raphael Serravale, na Pituba; Thales de Azevedo, no Costa Azul; Anísio Teixeira, na Avenida Paralela; Landulfo Alves, em Água de Meninos; e Governador Roberto Santos, no Cabula. No interior, a seleção aconteceu nas comarcas polos de Feira de Santana, Barreiras, Juazeiro, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Santo Antonio de Jesus.

Inscrições para o Ciências sem fronteiras se encerram nesta segunda-feira

Inscrições para o Ciências sem fronteiras se encerram nesta segunda-feira
Foto: Divulgação
Esta segunda-feira (29) é o último dia para efetuar a inscrição para a graduação sanduíche em 21 países pelo programa Ciências sem Fronteiras (CsF). As inscrições podem ser feitas na página do programa, na internet. Os estudantes que têm interesse em participar devem ter nota global igual ou superior a 600 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em qualquer edição a partir de 2009, assim como ter concluído o mínimo de 20% e máximo de 90% do currículo previsto para o curso superior. É necessário apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição, além de estar cursando uma das áreas contempladas pelo programa: ciência exata, matemática, química, biologia, engenharias, áreas tecnológicas e saúde.  Classificado e com o acesso deferido, o aluno garantirá uma mensalidade na moeda local, auxílio-instalação, seguro saúde, auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático para compra de computadores portáteis ou tablets. O CsF tem como meta estabelecida desde o seu lançamento, em 2011, a concessão de 101 mil bolsas . Já foram entregues até final de junho 83 mil em todas as modalidades.  

domingo, 28 de setembro de 2014

ITAPETINGA: RUI E OTTO REALIZAM COMÍCIO COM PRAÇA CHEIA NA TARDE DE SÁBADO (27)

A coligação  Pra Bahia Mudar Mais, com Rui Costa candidato ao governo do estado, Otto Alencar senador e João leão para vice-governador, esteve neste sábado (27), realizando carreata, caminhada e comício na região do Médio Sudoeste da Bahia. O grupo liderado pelo governador Jaques Wagner esteve nas cidades de Maiquinique, Itororó e na parte da tarde realizou um grande comício na cidade de Itapetinga.

Em seu discurso Rui, mostrou confiança e pediu ao povo de Itapetinga uma chance para governar a Bahia, “eu quero ser o governador da Bahia, mas quero ser também o governador de Itapetinga. É por isso que estamos aqui para pedir o voto a cada cidadão deste município. Vamos vencer no primeiro turno. A nossa Presidente Dilma terá uma frente ampla na Bahia e o nosso eleitor acompanhará o 13 de Dilma e Lula, para que os investimentos continuem chegando em todo estado” discursou. Por Roberto Alves/Fotos: cidade acontece.

com 8O governador Wagner disse está confiante na vitória de Rui, “a nossa campanha onde chega é bem recebida pelo povo. Aqui em Itapetinga não está sendo diferente, com um sol quente como está agora é esta multidão lotando esta praça, é um sinal certo da nossa vitória no próximo domingo”. O governador também destacou, que os Prefeitos sempre foram bem atendidos no seu governo, “tratamos todos com respeito independente de partido”, destacou.

rui itapetinga 1O prefeito de Itapetinga José Carlos Moura, lembrou dos investimentos do governo no município, e o apoio de Rui nas demandas da cidade e na região.“Rui irá fazer muito mais por Itapetinga. No governo Wagner, recebemos o SAMU 192, a UPA, água no distrito de Palmares, o Saúde em Movimento que por duas vezes esteve aqui com milhares de atendimentos e também recebemos muitas casas populares, além do nosso tão sonhado DPT/IML, que está sendo construído”, pontuou o gestor.

rui itapetinga 2O candidato ao senado Otto Alencar, destacou o programa Minha Casa Minha Vida, dizendo que antes as pessoas tinham que pagar um aluguel muito caro,“hoje é diferente, com este programa da nossa Presidente Dilma as pessoas pagam por aquilo que é seu. Um valor em média de R$ 50 por mês e a outra parte é o governo que paga”.

com 6Rui, por onde passa tem comparado a gestão do governador Wagner com a do ex-governador, “eles não têm condições de discutir números com o nosso governo. Em oito anos governando a Bahia, o ex-governador construiu um só hospital. Wagner construiu cinco e eu irei construir mais sete hospitais”. Rui tem a proposta de regionalizar a saúde.

Presença dos deputados Rosemberg Pinto e Geraldo Simões, além de partidos da base aliada e lideranças da região. Logo após o comício em Itapetinga, a Carava de Rui e Otto seguiu viagem para Simões Filho, onde realizou outro comício ainda na noite de sábado (27).cidadeacontece

Comitiva de Rui Costa visita Itororó e faz grande carreata em vários pontos da cidade


O candidato a governador da Bahia, Rui Costa do PT, teve agenda nesta sábado na cidade de Itororó em uma grande carreata . Rui,João Leão e  Otto foram recebidos pelas autoridades políticas, da região, dentre elas, os candidatos Rosemberg Pinto, estadual; Geraldo Simões, federal; além da ex vice prefeita de Itororó, Delmara Brito,Representando o lider Itororoense o ex- prefeito Adroaldo Almeida, que esta no Maranhão. Estiveram recepcionando a comitiva de Rui os vereadores : Gustavo ,Walfrido,Bela,Marli e o Radialista Rubinho Cordeiro e correligionários do  PT.





quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Próximo sábado é dia de fazer o bem em prol das pessoas com deficiência

(Foto: Blog do Diga Diga)
(Foto: Blog do Diga Diga)
No mês em que se celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a rede Subway na Bahia e a Fundação José Silveira (FJS) promovem a segunda edição do Dia do Bem, no próximo sábado (27 de setembro). Nesta data, toda a renda obtida com as vendas do Sanduíche Steack Churrasco será revertida para os serviços complementares de saúde que beneficiam milhares de pessoas com deficiência neuromotora atendidas no IBR e no Centro Pestalozzi de Reabilitação, unidades da FJS. A campanha é válida para todas as unidades da Subway na capital e no interior do estado.
Em sua segunda edição, o Dia do Bem conta com o apoio de instituições como o Shopping Barra, Salvador Shopping, Grupo Metrópole, Grupo A Tarde, TV Aratu, Luripress e Uranus. A ação conta, ainda, com a participação voluntária de várias personalidades. Jorge Vercilo, Júnior Cigano, Ju Moraes, Armandinho, Bel Marques, Banda Eva, Tatau, Gilmelândia, Luis Caldas, Adelmo Casé, Tuca Fernandes, Manu Góes, Aline Rosa, Ricardo Chaves e Bel Borba são alguns dos nomes que vestiram a camisa do bem. A campanha pode ser conferida no portal da Fundação José Silveira – www.fjs.org.br – ou nas redes sociais, pelo link https://www.facebook.com/diadobemsubway?fref=ts

Nova pesquisa Ibope mostra queda de Paulo Souto e crescimento de Rui Costa

Apesar do resultado, pesquisa ainda indica que candidato do DEM deve ser eleito ainda em primeiro turno
Apesar do resultado, pesquisa ainda indica que candidato do DEM deve ser eleito ainda em primeiro turno
A quarta pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira (24) pela TV Bahia mostra uma queda do candidato do DEM, Paulo Souto, que ainda lidera as intenções de voto. Rui Costa, do PT, cresceu, assim como Lídice da Mata, do PSB. Considerando votos válidos, a pesquisa ainda indica vitória em primeiro turno para Souto. A simulação de segundo turno entre o candidato do DEM e o do PT também mostra vitória de Souto.
Paulo Souto caiu de 46% das intenções de voto para 43% no novo levantamento. Com a margem de erro de 3 pontos percentuais, está entre 40 a 46%. Rui Costa cresceu de 24% para 27% – considerando os quatro levantamentos divulgados até o momento, ele continua em tendência de crescimento. Lídice aparece com 7 pontos percentuais. Marcos Mendes (PSOL) tem 1%, Renata Mallet (PSTU) também tem 1 e Da Luz (PRTB) não pontuou. Brancos e nulos somam 10% e não souberam ou não opinaram 11%.
A simulação de segundo turno foi feita entre os dois candidatos que apareceram acima de 10 pontos percentuais na última pesquisa, Paulo Souto e Rui Costa. O candidato do DEM é preferido por 46% dos eleitores baianos, contra 31% que optam por Rui. Brancos e nulos somam 11% e não souberam ou não opinaram 12%.
Foram ouvidos na pesquisa 1512 eleitores entre 21 e 23 de setembro. A pesquisa foi realizada em 83 municípios e está registrada no TRE com número 00026/2014 e no TSE 

Otto encosta em Geddel na pesquisa Ibope

Em nova pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada na noite desta quarta-feira (24) mostra o crescimento do candidato governista ao Senado, Otto Alencar (PSD), encostando no oposicionista, Geddel Vieira Lima (PMDB). O peemedebista continua na primeira posição com 33% e Otto vem logo depois com 29%. Eliana Calmon (PSB) continua em terceiro lugar com 4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 23 de setembro de 2014. Foram entrevistados 1.512 eleitores em 83 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00026/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00763/2014.

SERÁ QUE A FAMÍLIA CAMPOS DESISTIU DO BRASIL?

:
Viúva de Eduardo Campos grava depoimento pedindo votos para o candidato do PSB ao governo do Estado, Paulo Câmara, e para o postulante ao Senado pela legenda, Fernando Bezerra Coelho; discurso de Renata Campos, porém, não tem sequer uma declaração em apoio a Marina Silva, elevada à condição de candidata a presidente após a morte de Campos; filho mais velho do ex-governador, João Campos, também subiu em palanques, mas apenas por Paulo Câmara; sobre Renata, o PSB pernambucano alega que o peso de sua imagem é concentrado no Estado, tendo pouca influência na campanha nacional; será?
 Os depoimentos da ex-primeira dama de Pernambuco, Renata Campos, viúva do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB), falecido em um acidente aéreo no dia 13 de agosto em Santos (SP), chamaram a atenção não apenas pelo conteúdo emocional e nem pelo fato de ter pedido votos para o candidato do PSB ao governo do Estado, Paulo Câmara, ou para o postulante ao Senado pela legenda, Fernando Bezerra Coelho. Renata deixou uma lacuna ao não declarar apoio a Marina Silva, elevada à condição de candidata a presidente após a morte de Campos.
Nos depoimentos gravados durante o final de semana e levados ao ar nesta segunda-feira (22), Renata fala sobre a dedicação de Campos à política e ao povo pernambucano, além de afirmar que Paulo Câmara também um "líder" que foi identificado entre "os quadros" formados pelo ex-governador. Ela também disse "confiar na capacidade de Paulo".
Em discurso semelhante, ela também pediu votos para o candidato ao Senado Fernando Bezerra Coelho e voltou a dizer que confia no ex-ministro para ocupar a vaga na Casa Alta. Já sobre Marina Silva, nem uma palavra. Esta tarefa coube à Paulo Câmara. Após o final da fala da ex-primeira dama, o socialista apareceu em uma conversa com Marina para apresentar seus projetos ao eleitor.
"Não existe nenhum tipo de mal-estar. Renata tem um peso forte aqui em Pernambuco, mas em nível nacional este peso é pequeno. Marina tem pouco tempo no guia eleitoral e a avaliação é que colocar a Renata neste espaço não teria impacto algum", diz um integrante da campanha do PSB em Pernambuco.
As especulações de que haveria um mal-estar entre Renata e a direção do PSB ganharam corpo com o que seria uma tentativa de jogar para Campos a responsabilidade da tragédia ocorrida em Santos, que vitimou o próprio candidato e outras seis pessoas, além de provocar danos materiais em diversas residências. Nos dias que se seguiram à tragédia, Renata mobilizou o PSB em torno da defesa da candidatura de Marina e cobrou apoio e engajamento dos aliados em torno da candidatura de Paulo Câmara. 
"Isso não existe. Renata e Marina se dão muito bem. Ela também fala muito com a direção nacional. Ela não entrou no guia da Marina porque a coordenação não pediu. Ela é importante para Pernambuco, pelo que ela representa para o Estado, para o próprio Eduardo Campos. Em nível nacional, ela não tem lastro capaz de mobilizar o eleitor como se vê por aqui", diz um outro interlocutor da campanha socialista.

PUBLICIDADE



Debate da Record Bahia garante presença de todos os candidatos ao governo

Debate da Record Bahia garante presença de todos os candidatos ao governo
Diferente do debate realizado pela Band, a candidata ao governo pelo PSTU, Renata Mallet, participará do próximo embate televisivo promovido pela Record Bahia nesta sexta-feira (26), a partir das 22h40. Participarão do encontro Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Rogério da Luz (PRTB) e Rui Costa (PT). Mallet não foi chamada no debate anterior porque, de acordo com a lei eleitoral nº 9.504/1997, é assegurada somente a participação de candidatos dos partidos com representação na Câmara dos Deputados. Sem ter representantes na Casa legislativa, Mallet foi a única deixada de fora entre os governadoráveis do estúdio da Band Bahia. O espaço de discussão será mediado pela jornalista Cristina Lemos, especializada em política e repórter especial do Jornal da Record. É previsto pela emissora a duração de duas horas, e será transmitido também através do site R7 Bahia. 

Eleições Bahia: líderes das pesquisas fazem eventos em Feira de Santana

Eleições Bahia: líderes das pesquisas fazem eventos em Feira de Santana
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Os candidatos ao governo da Bahia tem agendas diversas nesta quinta-feira (24). Rui Costa (PT) participa de caminhada com a presidente Dilma Rousseff em Feira de Santana pela manhã e se reúne com a coordenação de comunicação da campanha de tarde. Marcos Mendes (PSOL) concede entrevista à rádios no interior do estado ao longo do dia. Paulo Souto (DEM) dá entrevista a emissora de rádio do interior e grava programa eleitoral de manhã, enquanto que à tarde faz carreata em Feira de Santana. À noite, o candidato se reúne com equipe de campanha. Rogério Da Luz (PRTB) concede uma entrevista a um portal de notícias pela manhã e grava programa eleitoral de tarde. Renata Mallet (PSTU) faz reunião com a coordenação de campanha pela manhã e estará em um debate na Universidade Estadual da Bahia pela tarde. Lídice da Mata concede entrevistas a rádios do interior pela manha, antes de fazer duas caminhadas com panfletagem em Nova Divineia e na Fazenda Grande do Retiro. 

Justiça desconhece se bens de Dalva e dirigentes da Sedur foram bloqueados

A Justiça baiana não conseguiu descobrir se realmente foi cumprida a determinação de bloqueio de bens da presidente da ONG Instituto Brasil e dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), decidida há dois anos pela 7ª Vara da Fazenda Pública. O antigo titular do órgão acatou, na época, a denúncia de improbidade administrativa feita pelo Ministério Público (MP-Ba) contra os réus. Segundo o jornal A Tarde, ainda não é possível saber se estão bloqueados os bens de Dalva Sele e ex-dirigentes da Sedur e, na prática, nenhum dos acusados teve a situação financeira afetada pelo escândalo. A Justiça decreta bloqueio de bens daqueles acusados em processo de desvio público para garantir que a quantia desviada seja devidamente ressarcida. A Conbec Engenharia e Serviços também foi notificada e sua indisponibilidade dos bens ficou restringida a R$ 500 mil. A empresa foi contratada para acompanhar a construção das 1.120 casas em 18 municípios baianos do convênio fraudado, batizado como “Construindo Dias Melhores”. 

Sesab anuncia nesta quinta ações para controlar febre chikungunya

Sesab anuncia nesta quinta ações para controlar febre chikungunya
Doença é transmitida por mesmo mosquito da dengue/Foto: Reprodução
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) anuncia nesta quinta-feira (25) providências para conter o avanço da febre chikungunya, que já registrou 14 confirmações no estado e tem sob suspeita outros 307 casos. Em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, o bairro de George Américo registrou todos os casos confirmados no município, além de 220 notificações. De origem africana, a chikungunya é transmitida pelos mosquitos Aedes aegpty e Aedes albopictus. A doença se diferencia da dengue por causar inchaços e dores simétricas nas articulações. Ainda não há vacina nem tratamento específico para a enfermidade e os sintomas podem persistir de sete a dez dias. Informações do A Tarde.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

TSE confirma anistia para contas de partidos

TSE confirma anistia para contas de partidos
Foto: Divulgação/ TSE
O Tribunal Superior Eleitoral confirmou nesta terça-feira (23) a proposta do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, de conceder uma espécie de anistia para partidos políticos. Toffoli apresentou ao tribunal proposta para que as prestações de contas anteriores a 2009 que ainda não foram julgadas deixem de ser analisadas definitivamente no tribunal. A partir de agora, todos os ministros podem julgar prejudicadas, de forma monocrática, os processos de prestação de contas com mais de cinco anos no tribunal, segundo sugestão do presidente do TSE. Toffoli destacou que antes de 2009 os processos de prestação de contas eram administrativos e, a partir daquele ano, passaram a tramitar na Justiça. "Para todos os processos de prestação de contas que tiveram origem como administrativos e em que, desde a sua apresentação, já se somou mais de cinco anos, minha proposta é para julgamento prejudicado de forma monocrática", reiterou Toffoli. O ministro Luiz Fux havia pedido vista na última semana da questão suscitada por Toffoli em uma prestação de contas do PV do ano de 2008. Na noite desta terça-feira, ao trazer o caso novamente a plenário, Fux acompanhou o entendimento de Toffoli, sob fundamento de garantir "segurança jurídica". Ficaram vencidos os ministros Henrique Neves, Luciana Lóssio e Maria Thereza de Assis Moura, que discordaram da proposta. Henrique Neves sugeriu que, havendo indício de alguma irregularidade, os ministros podem encaminhar os autos ao Ministério Público. Toffoli, no entanto, apontou que o Ministério Público é intimado nestes casos, mas atua "no caso que bem entender". A ministra Maria Thereza apontou que "várias vezes" há necessidade de solicitar diligências pois as partes não apresentam os documentos necessários para a análise das contas. Luciana Lóssio também votou pelo não reconhecimento da decadência. Até hoje, as contas partidárias anteriores a 2009 poderiam ficar na fila do TSE, sem limite temporal. Em 2009, contudo, o tribunal instituiu regra que prevê que uma conta com mais de cinco anos não poderá ser julgada.Pelo precedente criado pelo tribunal na noite desta terça-feira, no qual votaram a favor Gilmar Mendes, Luiz Fux e João Otávio de Noronha, os ministros relatores de prestações de contas antigas irão de analisar os casos.A medida beneficia, entre outras siglas, o PT. O partido tem contas relativas ao ano de 2008 cuja análise não foi finalizada. Técnicos do tribunal apontaram irregularidades na aplicação do Fundo Partidário na prestação de contas da legenda. Também se beneficiam com a medida o DEM, o PSDB, o PMDB, o PCO e o PSL.

Luciana Genro lança programa de governo e propõe auditoria na dívida pública

Luciana Genro lança programa de governo e propõe auditoria na dívida pública
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Somente a duas semanas antes das eleições do primeiro turno, a candidata à Presidência da República Luciana Genro (PSOL) lançou o seu programa de governo, em um hotel da área central de São Paulo. De acordo com a presidenciável, o programa não é socialista, ideologia defendida pelo partido, mas sim “de transição”, e defende mudanças estruturais no país. Uma delas seria a parte econômica. Nossa proposta é de ruptura com esse modelo econômico voltado aos interesses do capital. “Por isso, nossa política econômica é a eliminação dessa lógica de esforço produtivo para pagar os juros da dívida”, disse Luciana à Agência Brasil. Sua principal proposta neste setor é uma auditoria na dívida pública do país, sem estabelecer uma política de meta de superávit primário para pagar o débito, e suspensão temporária do pagamento para bancos e especuladores, sem que isso signifique calote. Luciana defende, ainda, as revisões da Lei da Anistia e das privatizações, o cancelamento das licenças de rádio e TV de senadores e deputados, o casamento igualitário, a legalização da maconha, a reforma política, a legalização do aborto, a tarifa zero no transporte público e o transporte público 24 horas e a desmilitarização da polícia. Nas últimas pesquisas de inteção de voto para a presidência, a psolista oscila entre menos de 1% e 2%. 

Liberação do Porto Sul deve impactar fortemente Distrito Industrial de Ilhéus, diz secretário

Liberação do Porto Sul deve impactar fortemente Distrito Industrial de Ilhéus, diz secretário
Foto: Ascom/SICM
As obras de recuperação do Distrito Industrial de Ilhéus, com previsão de conclusão para os próximos 30 dias, foi vistoriada pelo secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, nesta terça-feira (23). “O Governo da Bahia, através do DERBA, está investindo recursos da ordem de R$ 1,69 milhão na melhoria da infraestrutura, incluindo todo o serviço de recapeamento asfáltico das vias de acesso do Distrito”, disse o gestor. O Distrito possui 35 empresas instaladas, responsáveis pela geração de 2.450 empregos diretos e para o secretário, a liberação da licença de implantação do Porto Sul vai impactá-lo fortemente. “Vamos constituir um grupo de trabalho para identificar, junto com a Prefeitura de Ilhéus, áreas para ampliar a zona industrial do município. Em 15 anos, Ilhéus terá a mesma movimentação portuária que Pernambuco e, em razão disso, os setores industrial e de serviços explodirão”, disse o secretário. O representante do Sindicato das Empresas de Eletroeletrônicos, Gentil Cardoso, diz que uma questão que precisa ser atacada é a da logística portuária e de aviação para melhorar a competitividade do setor.

Saúde de Feira notifica 307 casos suspeitos de chinkungunya com 14 confirmações

Saúde de Feira notifica 307 casos suspeitos de chinkungunya com 14 confirmações
Foto: Reprodução
A Secretaria de Saúde de Feira de Santana notificou 307 casos suspeitos dechinkungunya entre 31 de agosto até esta terça-feira (23), com 14 confirmações da febre. Os registros foram feitos em 27 localidades do município, sendo a maioria no bairro de George Américo, que apresentou 220 (72%) notificações, seguido pelo povoado Rio do Peixe (Distrito de Jaguara) com 29(9%), bairro Campo Limpo com 18(6%) e Sobradinho com 5(2%). Ainda segundo a pasta de saúde de Feira, os casos apontados não têm vínculo com pessoas que trouxeram o vírus de países com transmissão da doença, o que caracteriza transmissão local. Conforme nota da secretaria, os sinais e sintomas mais frequentes relatados pelos pacientes foram mialgia (dor muscular), artralgia (dor nas articulações), febre e cefaleia (dor de cabeça).

MAIS DE 4 MILHÕES DE REAIS NO COMÉRCIO DE ITAPETINGA ATRAVÉS DO CARTÃO MINHA CASA MELHOR

Moradores do Jose Ivo I, II e III, receberam nesta segunda-feira, os cartões do Programa Minha Casa Melhor, que é um crédito especial para quem adquiriu sua casa ou apartamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida. O cartão Minha Casa Melhor é um programa do Governo Federal, que visa liberar o financiamento para compra de eletrodomésticos. Com o advento do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, muitos brasileiros puderam realizar o sonho de adquirir sua casa própria. Mas como o objetivo desse programa era fornecer imóveis para a população de baixa renda, essas mesmas pessoas não podiam mobiliar seu imóvel devido a própria condição financeira e as prestações que foram comprometidas com a Caixa Econômica Federal. Pensando nisso o Governo Federal através da Caixa Econômica Federal lançou o cartão Minha Casa Melhor. programa de crédito Minha Casa Melhor oferece um cartão que pode ser aceito pelas redes credenciadas a Caixa no valor de R$ 5.000, destinados a compra de eletrodomésticos, móveis e utensílios do lar.

No José Ivo, são 848 casas, com o uso dos cartões pelas famílias beneficiadas, serão injetados no comércio local mais de 4 milhões de reais. A entrega dos cartões foi feita pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, “Fizemos um trabalho em parceria com a Caixa Econômica Federal, onde nós sabíamos através do gerente que a agência não teria condições logísticas para a entrega desses 848 cartões, então a Secretaria de Desenvolvimento, mais uma vez em uma ação compartilhada em parceria com o banco, realizamos a entrega dos cartões as famílias que estavam esperando ansiosas, na expectativa de receberem esses cartões, foi um trabalho maravilhoso, os dois gerentes da caixa estavam aqui. O interessante é que são mais de quatro milhões de reais, circulando no comércio local, esse recurso vai aquecer o comércio local e proporcionar as famílias melhor qualidade de vida, agora além da casa nova, vai ter móveis novos também, uma vida nova”, destacou Verônica Rodrigues, Secretária de Desenvolvimento Social.

Os moradores do José Ivo ficaram felizes e muitos foram direto ao comércio,“Graças a Deus, graças ao Prefeito, eu tô aqui feliz, vou comprar uma geladeira, um fogão e alguns móveis. Agora é só sombra e água fresca”, disse a moradora Adeir Maria.

“São mais de quatro milhões de reais circulando no comércio de Itapetinga, esse dinheiro tem um reflexo positivo para todos  no município, todos ganham”, pontuou o Prefeito José Carlos Moura.

DSCF6847 abcd
DSC_9601Por Márcia Aguiar

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Gol amplia voos para Porto Seguro em outubro


Porto Sul em Ilhéus terá investimento de R$ 5,6 bilhões


Maior projeto portuário em curso no país, o Porto Sul, no município de Ilhéus, finalmente deve começar a ser construído, após quatro anos de espera pela liberação da licença de instalação pelo Ibama. O complexo, que prevê investimentos totais de R$ 5,6 bilhões em 25 anos, deve entrar em operação em 2017.
As obras físicas do novo porto preveem inicialmente a construção de dois terminais, sendo que um deles será operado pela empresa Bahia Mineração (Bamin) e outro, por investidores privados que devem se associar ao governo baiano.
De acordo com o coordenador-executivo de infraestrutura da Casa Civil do governo baiano, Eracy Lafuente, o governo baiano pretende atuar como sócio minoritário de um dos dois chamados terminais de uso privado (TUPs), mas o início das operações do Porto Sul já deve se dar com a conclusão do terminal da Bamin.
Segundo ele, mesmo depois de tanto tempo de espera pela licença ambiental para instalação, o estado ainda deve lançar um edital para selecionar investidores privados interessados na exploração do TUP da Bahia, enquanto a Bamin já deve iniciar as obras de seu terminal.

Maioria dos baianos considera governo de Jaques Wagner na Bahia regular

Maioria dos baianos considera governo de Jaques Wagner na Bahia regular
Foto: Max Haack/BN
Para 39% dos eleitores baianos, o governo do petista Jaques Wagner foi considerado regular. A estimativa foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Instituto Babesp. Ainda de acordo com o levantamento, 29% dos entrevistados consideraram ótimo ou boa a gestão do atual governador da Bahia, enquanto 26% classificaram com ruim ou péssima. Destes, 6% não souberam responder. Jaques Wagner conseguiu garantir 51% de aprovação do seu governo, em detrimento dos 39% insatisfeitos. Já a presidente Dilma Rousseff teve a sua gestão avaliada como ótima ou boa por 47% dos eleitores baianos. Ainda em relação à estimativa, 35% dos entrevistados consideraram que o governo da também candidata à reeleição foi regular e 17% achou ruim ou péssima. 1% não soube responder.  A pesquisa ouviu dois mil entrevistados e está protocolada sob o registro BA-00021/2014. 


Multas na zona azul crescem 858% em Salvador neste ano

Multas na zona azul crescem 858% em Salvador neste ano
Foto: Reprodução
As multas expedidas pela Transalvador a motoristas que cometeram irregularidades ao estacionar na zona zul cresceram 858% de janeiro a agosto de ano, de acordo com dados do próprio órgão. Neste ano foram 12.539 condutores penalizados, contra 1.309 do ano passado. As notificações são para os donos de veículos que não apresentam a cartela padronizada do estacionamento, concedida pelo guardador, ou para aqueles que excedam o tempo limite do carro parado no local. A infração é considerada leve e custa R$ 53,20. O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, reconhece que há casos em que o guardador se ausenta da área de zona azul. A prefeitura avalia implantar a modernização do sistema de vagas rotativas. "Em alguns municípios, isso já vem sendo feito de maneira automática, com celulares pré-pagos, sensores ou parquímetros. Estamos estudando as possibilidades", afirma o titular. Muller orienta que, caso o motorista não encontre guardador, procure um agente da Transalvador para denunciar o problema. Já para o presidente do Sindicato dos Guardadores (Sindguarda), Melquisedeque Souza, há pelo menos dois profissionais nas áreas e quando um sai, o outro dá cobertura. "Uma área não fica sem guardador", responde. Informações do A Tarde.

Presidente do TSE propõe anistia para prestação de contas de partidos

Presidente do TSE propõe anistia para prestação de contas de partidos
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Antonio Dias Toffoli, pretende aprovar nesta semana uma espécie de anistia para partidos políticos. A proposta, de sua autoria, prevê que as prestações de contas das siglas anteriores a 2009 que ainda não foram julgadas deixem de ser analisadas pela corte definitivamente. Se a medida passar pelo plenário, o TSE deixará de analisar, por exemplo, as contas do PT relativas ao ano de 2008, em que técnicos apontaram irregularidades na aplicação do Fundo Partidário e recomendaram por duas vezes a rejeição dessas contas. Quando há rejeição de contas, a legenda pode ser punida com a suspensão do recebimento dos recursos do Fundo Partidário pelo período de 1 a 12 meses. Entre os problemas encontrados nas contas de 2008 do PT, sigla da presidente Dilma Rousseff, está o uso de R$ 320 mil do Fundo Partidário para pagar Marcos Valério Fernandes de Souza. Condenado a 37 anos, 4 meses e 11 dias de prisão por participação no mensalão, o empresário cumpre pena desde novembro do ano passado. Toffoli apresentou a proposta, denominada por ele de "política de gestão de processos", na quinta-feira passada, durante a análise da prestação de contas do PV também do ano de 2008. De acordo com o presidente do TSE, há no tribunal casos até de 2001 para julgar. Ele ressaltou que antes de 2009 os processos de prestação de contas eram administrativos - sem consequências judiciais -, o que possibilitaria a execução da medida. A partir daquele ano, passaram a ser jurisdicionais. Além do PT e do PV, pelo menos outros cinco partidos se beneficiariam com a medida: DEM, PSDB, PMDB, PCO e PSL. Entre os problemas detectados por técnicos do TSE nas contabilidades dessas legendas está, por exemplo, a falta de informações detalhadas sobre gastos com transporte aéreo. Toffoli fez a proposta durante o julgamento de um processo do PV em que o relator, Henrique Neves, havia votado pela desaprovação parcial das contas. Neves lembrou que a demora nos julgamentos ocorre muitas vezes por culpa dos partidos, que entregam para o tribunal apenas parte dos documentos necessários e pedem, insistentemente, vista ao processo, tumultuando a tramitação. "Os partidos apresentam as contas. Nosso órgão diz que estão faltando documentos. Os partidos os trazem e depois, insistentemente, vem pedindo vista. É necessário reajustar a nossa resolução que permite esse tipo de situação", disse Neves. O ministro do TSE defende que os processos desse período sejam remetidos ao Ministério Público.

No sábado, participamos de uma visita ao Mercado Municipal de Teixeira de Freitas.