quarta-feira, 29 de julho de 2015

PT E PSD PODERÃO RACHAR POLITICAMENTE EM TODA BAHIA

rosember concede entrevista amaral júniorMais uma vez Itapetinga poderá ser palco político de um racha que mudará os destinos da política na Bahia. A recado foi dado pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), em uma entrevista bombástica concedida na manhã desta terça-feira (28) ao radialista Amaral Júnior na Rádio Fascinação, na cidade de Itapetinga, interior da Bahia.

Em mais de uma hora no ar, o deputado Petista disse que a sua missão  no município é juntar todos os partidos da base aliada ao governador Rui Costa (PT) em apoio a um nome para disputar as eleições municipais visando à Prefeitura, em 2016.

Rosemberg mandou um recado direto para algumas pessoas de partidos da base aliada, que já  articulam o lançamento de uma eventual candidatura, deixando ‘CLARÍSSIMO’ no grau superlativo absoluto sintético, que existe um acordo entre o governador Rui e o senador Otto Alencar (PSD) que, no município onde o PT governa, a prioridade de lançar um candidato à Prefeitura, é do grupo Petista; o mesmo valendo para os municípios em que o PSD tem Gestor. O deputado ainda disse mais: “eu não vou aceitar que o  senador Otto Alencar venha “furar” o PT de Itapetinga”, colocou.

RELEMBRANDO O ANO DE 2000: ITAPETINGA RACHA PFL E PMDB A NÍVEL NACIONAL

Um episódio, que nos fazem relembrar o ano de 2000, quando a política de Itapetinga foi responsável pelo racha nacional entre o extinto PFL e o PMDB; partidos que na época eram aliados do Presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Uma fita contendo uma suposta voz do Presidente foi usada na campanha do candidato do PMDB à Prefeitura de Itapetinga, Michel Hagge.

O então prefeito José Otávio Curvelo, da coligação PFL-PL – portanto, apoiada por ACM concorria a reeleição, onde prevalecia um acordo de não agressão entre os dois candidatos, que foi quebrado com a decisão dos partidos (PFL e PMDB) de intensificar o apoio às duas campanhas. Na época, o Planalto havia afirmado que a voz de FHC na fita era verdadeira, e que a gravação foi feita por ele fora do contexto eleitoral. Essa disputa local (Itapetinga), que inclusive foi matéria em vários jornais da época, entre eles, a Folhas de São Paulo, acabou gerando uma racha nacional entre o PFL e o PMDB.

Por Roberto Alves
Foto: Wagner Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário