terça-feira, 28 de julho de 2015

CONTABILIDADE NO SÉCULO XXI: OS DESAFIOS DA CONTABILIDADE MODERNA.

O Vereador ALFREDO CABRAL DE ASSIS, atendendo convite do Colégio Polivalente de Itapetinga, através das alunas Mycaele, Roqueline, Luana e Thayla, efetuou palestra no dia 22 de Julho de 2015, no Seminário de Gestão e Negócios do Ensino Médio Profissionalizante - Curso Técnico em Vendas, com o tema Contabilidade no Século XXI: Os Desafios da Contabilidade Moderna. Foi efetuado inicialmente um retrospecto da Origem da Contabilidade, onde o surgimento e evolução confundem-se com o próprio desenvolvimento da humanidade, quando o homem primitivo já cuidava da sua riqueza. O surgimento da moeda, a invenção da máquina a vapor, que deu impulso à Revolução Industrial, são marcas do desenvolvimento da Ciência Contábil. Em seguida falou a respeito do Plano de Contas; do Patrimônio, sua constituição; Origem e Método das Partidas Dobradas, exemplificando lançamentos a débito e crédito; Composição do Balanço Patrimonial, com elementos do Ativo e Passivo; chegando por fim ao tema propriamente dito: O constante avanço ocorrido na sociedade, aliado a globalização, tem provocado alterações substanciais na Contabilidade. Dessa forma, as economias estão mais interligadas e os países estão em busca de uma parametrização contábil em âmbito internacional. Em virtude disso, a Contabilidade evidencia-se como uma ferramenta essencial, principalmente fornecendo aos seus usuários internos e externos informações padronizadas sobre a situação econômica e financeira das entidades.
A Contabilidade no Brasil segue o seu curso rumo à evolução. Com o passar dos anos a Contabilidade brasileira sofreu a influência de escolas e de pensadores de outros países, que foram relevantes para o desenvolvimento da mesma. Além dessa influência, atualmente, têm-se vários Órgãos, Leis, Decretos e Pronunciamentos ligados a Contabilidade, assim como, uma extensa riqueza em metodologias de autores e de obras brasileiras, a exemplos de Antônio Lopes de Sá, Hilário Franco, Hélio Kohama e tantos outros, tornando-se dessa forma uma ciência de grande valia para a sociedade.
Estamos vivenciando o auge da convergência internacional das normas de contabilidade, e o Brasil não fica atrás dos países mais desenvolvidos do mundo no que tange a esta padronização. Pelo contrario. Estamos à frente de muitos países da Europa, que possuem uma legislação mais aristocrática e até mesmo, uma política mais conservadora, alongando assim este processo de convergência.
O palestrante Alfredo Cabral de Assis desenvolveu os trabalhos no tempo determinado em cima dos assuntos acima mencionados. Aproveito a oportunidade para parabenizar a Diretora da Escola, a Senhora Marliêze Porto, demais diretores, corpo docente e servidores pela estrutura e organização do Colégio Polivalente de Itapetinga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário